Uncategorized

Erros de liderança que empreendedores novatos cometem com frequência

Ser um empreendedor não é fácil, e liderar sua própria empresa é um desafio que muitos empreendedores novatos enfrentam com pouco treinamento.

No entanto, para ser um grande líder, é preciso reconhecer que nem sempre dá para ter todas as respostas o tempo todo. Fundadores e CEOs são tão propensos a cair em maus hábitos como qualquer outra pessoa em uma organização. Entretanto, quando todos os olhos estão em você, é crucial reconhecer seus passos em falso e corrigi-los o mais rápido possível.

Estes são, de longe, os maiores erros que qualquer empresário novato pode cometer e você nem precisa contratar um serviço de consultoria empresarial para saber como corrigi-los. Evite esses erros a todo custo e se prepare para o sucesso.

Não criar uma cultura corporativa identificadora

A cultura corporativa pode (e deve) ser construída, não acontece por si só. Como líder, cabe a você definir o tom do ambiente de trabalho e certificar-se de que cada membro de sua equipe compreende e aceita os valores básicos da sua empresa.

A felicidade no local de trabalho está mais diretamente ligada a fatores intangíveis e culturais do que ao trabalho diário que é feito. Um funcionário que se sente apreciado se sentirá cinco vezes mais motivado para fazer um ótimo trabalho do que alguém que recebe um aumento, portanto, se você não sabe por onde começar, faça do reconhecimento uma parte central da cultura da sua empresa.

Esperar muito de seus funcionários

Às vezes, o problema com um novo funcionário não é que ele não sirva para o trabalho, mas é que você, como líder, está esperando muito dessa pessoa em pouco tempo. Mesmo os funcionários promissores podem falhar se não receberem as ferramentas certas.

Aproveite o tempo para treinar completamente os membros da sua equipe antes de deixar as responsabilidades completamente em suas mãos e evitar ser sobrecarregado e desapontado.

Não delegar

Líderes que gostam de coisas feitas de maneira específica tendem a pensar que são os únicos que sabem como fazer determinadas tarefas. Com uma programação completa e uma tremenda lista de tarefas pendentes, os patrões com a impossibilidade de delegar podem perder tempo para completar as tarefas realmente importantes.

A coisa mais importante que você pode fazer como líder é conhecer a si mesmo e seu estilo de liderança. Se você se sentir sobrecarregado, pergunte-se se é devido a uma incapacidade de delegar. Você poderia ter envolvido outros?

Pode ser difícil para os líderes pedir ajuda aos outros, especialmente quando se trata de avaliar seus próprios desafios, mas delegar tarefas para colegas confiáveis ​​não só ajudam a construir a moral da sua equipe, mas também remove o peso de algumas responsabilidades dos  seus ombros.

Não proporcionar uma oportunidade para a educação externa

Uma equipe não pode crescer se seus membros não se estabilizarem uma vez que entram em sua empresa. O sistema de educação atual não prepara adequadamente os formados para o que a vida profissional realmente é, então seus novos funcionários correm o risco constante de se sentirem sobrecarregados.

Procure cursos que possam complementar o treinamento que receberam no local de trabalho e se ofereça para cuidar de parte dos custos. Se você pensar a longo prazo, valerá a pena.

Não só você deve encorajar seus funcionários a continuar se aprimorando, mas você também deve exigir o mesmo de si: o sucesso é uma busca interminável e sempre em mudança.

Ignorar as redes sociais

Existem muitas indústrias tradicionais que pensam que não precisam da Internet. Se você é uma loja de embalagens ou uma máquina de limpeza a seco, não importa, você precisa da internet. Por quê? Os clientes estão na internet e qualquer negócio que quer ser bem sucedido precisa estar onde seus clientes estão e se colocam face a face com seus clientes.

Há uma revolução tecnológica no momento e os empresários precisam usá-la. A internet e as mídias sociais são ferramentas muito baratas para qualquer empresário usar, e o mais importante, eles podem ser muito eficazes.

Não é fácil ser um novo empreendedor, e os erros serão uma parte inevitável do processo, mas isso não significa que você precise repetir os erros dos outros 😉

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.