Uncategorized

O PHP está morto?

PHP está morto

O PHP está morto? Esta é a pergunta do milhão de dólares. Vamos descobrir a situação do PHP em 2016 e tentar compreender o seu futuro.

PHP é uma linguagem de programação desenvolvida por Rasmus Lerdorf no ano de 1995 e é uma das linguagens de programação mais utilizados em todo o mundo. A facilidade de uso e da disponibilidade de especialistas a torna uma das primeiras escolhas para a criação de uma aplicação web nível empresarial. Grandes empresas de tecnologia como o Facebook desenvolveram seu primeiro produto em PHP. Muitas estruturas de e-commerce, como Magento foram construídas em PHP. Em outras palavras, PHP é uma linguagem de programação dominante no mundo do desenvolvimento de software.

Com CMS populares, como o WordPress, usando PHP, é difícil descartar sua presença na web.

Mas, o PHP está morto? Muito provavelmente, não. Ainda assim, há muitos indicativos que mostram claramente que não é a melhor linguagem de programação que há. Em termos gerais, a tecnologia ou evolui ou perece.

No artigo de hoje, vamos concentrar-nos sobre o que haverá no futuro do PHP.

O PHP está morto?

Se alguém fizesse a mesma pergunta há 2 ou 3 anos atrás, a resposta provavelmente seria sim. Entretanto, as coisas estão mudando lentamente. A razão por trás da má reputação é o seu design ruim e muitos desenvolvedores não gostam de como o PHP evoluiu ao longo da última década.

Por enquanto, o PHP 7 parece ser a graça salvadora.

Quais foram as melhoras do PHP 7?

PHP 7 trouxe várias melhorias em relação à versão anterior. Algumas delas estão listadas a seguir:

  • Melhor performance
  • Classes anônimas
  • Declarações do tipo retorno
  • Declarações do tipo escalar
  • Operador spaceship
  • Operador null coalesce

E há muito mais. Confira a referência do PHP 7 para saber mais sobre os novos recursos. Os novos recursos podem trazer de volta a vida ao PHP, mas temos que esperar e ver como os desenvolvedores usam os novos recursos e funcionalidades do PHP 7.

Aonde o PHP nos levará?

PHP 7 é a graça salvadora para a comunidade PHP. Não há dúvida de que o PHP tem tido más escolhas nos aspectos de design. As classes, por exemplo, são agrupadas sem qualquer sentido.

thumbnail_1024_576

A inconsistência com nomes de funções também pode causar problemas para os desenvolvedores. Não fique surpreso se você encontrar uma função que não pertence ao seu lugar. O PHP 7 certamente preencheu algumas lacunas, mas ainda há uma série de mudanças necessárias para acabar com a má reputação.

O que o índice Tobie diz sobre o futuro do PHP?

Tobie Index PHP

O índice Tobie é uma ideia complexa que tenta entender a popularidade de uma linguagem de programação utilizando resultados de pesquisa.

Como você pode ver na imagem acima, o PHP está lentamente se reerguendo graças ao PHP 7. Se o gráfico acima tivesse sido analizado em 2014, poderia-se, facilmente, ser dito que PHP está morrendo. O crescimento tem caído significativamente desde 2005 depois de ter ganhado a linguagem do ano em 2004. O gráfico parece incrível considerando que os desenvolvedores amavam o que o PHP tinha para oferecer durante os seu período inicial, mas, aos poucos, novas e melhores tecnologias chamaram a atenção destes desenvolvedores, resultando no declínio do PHP.

WordPress está se voltando para o JavaScript

Agora, algo ruim sobre o futuro do PHP. WordPress, o CMS mais popular, está lentamente se voltando para JavaScript. WordPress, que cobre 25% dos sites da web, tem mostrado um grande interesse na escolha do JavaScript como sua futura tecnologia.

Matt Mullenweg, o CEO do WordPress, detalhou o horror com suas próprias palavras: “Nós percebemos que a tecnologia PHP não irá nos levar para a próxima década”.

Então, o que isso significa para o WordPress e os desenvolvedores de PHP? O PHP está morrendo? A partir da posição atual, é difícil de prever, mas a situação não é muito boa.

O poder do mercado

Não é uma boa ideia prever o futuro de uma linguagem de programação sem compreender a dinâmica dos desenvolvedores de software profissionais. Se você é um desenvolvedor PHP ou trabalha em uma empresa de TI, você já tem uma ideia de como PHP está no mercado.

Atualmente, as tendências de PHP mercado são os seguintes:

  • É mais fácil encontrar especialistas PHP do que especialistas de quaisquer outras linguagens.
  • O custo de contratação de um desenvolvedor PHP é baixo.
  • A manutenção não é cara por causa da quantidade de talentos disponíveis no mercado.
  • PHP é, provavelmente, a linguagem de programação server-side mais fácil para aprender. Isso permite que as empresas contratem novos talentos e treine-os em conformidade.
  • Há toneladas de estruturas e CMS para trabalhar que são baseados em PHP. Exemplos são WordPress, Joomla, Magento, Drupal etc.
  • Considerando todos os pontos listados acima, é possível facilmente inferir que o PHP não vai morrer tão cedo. Afinal de contas, os usuários finais não se preocupam com a tecnologia utilizada na aplicação. Se ela funciona, ela permanece.

O que você deve fazer?

Isso é uma grande questão. Muitos desenvolvedores mudaram de diferentes tecnologias para o PHP enquanto outros têm encontrado o seu caminho fora do PHP. Tudo depende do que você quer fazer no futuro. O PHP é seguro e não vai morrer tão cedo.

A regra geral deve ser aprender outra linguagem de programação ao longo do caminho. Desta forma, você pode tomar uma decisão situacional no futuro.

Conclusão

O PHP é morto? Por enquanto não. Será que vai morrer no futuro? É difícil dizer, pois há muitos fatores envolvidos para fazer uma previsão.

Se você é um desenvolvedor PHP e acredita que o PHP vai se manter forte, então não se esqueça de comentar abaixo para mostrar o seu apoio. E, se você acha que o PHP vai morrer no futuro, então não se esqueça de compartilhar a sua opinião também usando a seção de comentários abaixo.

Você também pode conferir a nossa página sobre o PHP para saber mais da história do PHP, livros sobre PHP e sobre nossos broadcasters.

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.