Uncategorized

Por que todo profissional de marketing deveria aprender a programar

Se você atua no campo do marketing há algum tempo e pretende continuar nesse setor ou se quer mudar de carreira e partir para algo que te permite criar projetos incríveis, talvez você não saiba, mas realmente precisa aprender a programar.

Cada vez mais, estamos abraçando os canais digitais e entendendo a necessidade de criar campanhas de marketing digital, mas compreendemos o que está está por trás de toda essa tecnologia?

Código é o que define muitas das campanhas de marketing. Nossos sites, nossos e-mails, nossos aplicativos e ferramentas, tudo funciona porque existem programadores inteligentes que os fazem funcionar.

Aprender a programar dá mais flexibilidade para a tomada de ações avançadas em seus objetivos, além de que quem já trabalha com marketing acaba tendo uma tendência a aprender a lógica de programação com maior facilidade. Com um pouquinho de determinação, aprender a programar é dar um grande passo à frente para sua carreira, seja para onde ela estiver indo.

Hoje, daremos 5 exemplos práticos do por que entender programação é essencial para o profissional de marketing, principalmente os que estão entrando no mercado agora.

SEO

Em uma época onde o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing estão com tudo, o básico em SEO torna-se cada vez mais importante. Porém, ao contrário do que muitos pensam, SEO não é somente conteúdo. SEO é conteúdo pensado para a busca.

Sendo assim, é imprescindível que o profissional de marketing entenda o básico em HTML para realizar uma leitura do esqueleto da página e assim encontrar possibilidades de melhoria no conteúdo, na organização ou no próprio código do site.

E-mail marketing

Hoje existem muitas ferramentas de e-mail marketing que dispõem de vários templates que facilitam a vida de quem enviará as peças e não entende de HTML.

Porém, nem sempre esses templates solucionarão os problemas. Quando isso acontecer, você precisará montar uma peça de e-mail marketing “no braço” toda personalizada.

Para isso, é necessário conhecimento em HTML Esse problema também pode ser resolvido ao entregar a produção da peça para uma agência de marketing. Mas ainda assim, você precisará do mesmo conhecimento em HTML para avaliar o que foi feito.

Mídia paga

As plataformas de publicidade, como Google Adwords e Facebook Ads estão cada vez mais evoluídas e com mais possibilidades de anúncios. Dessa forma é muito fácil se perder.

Existem empresas que trabalham com campanhas no Google Adwords com mais de 1.000 palavras-chave

Como é possível gerir e medir mais de 1.000 palavras-chave? E olha que estamos falando apenas de Google Adwords.

Isso tudo é feito a partir de automação. Para automatizar você precisará entender sobre o quê? Programação!

Tudo bem que hoje em dia contamos com ferramentas como Zapier, Pluga, IFTT que ajudam demais nas automações, mas dependendo do seu desejo, precisará desenvolver um script para tal.

Análise de dados

Hoje qualquer pessoa pode usufruir da excelente ferramenta da análise de dados que é o Google Analytics.

Para que isso aconteça, você precisará instalar a ferramenta no site escolhendo umas das 3 formas a seguir:

  • Colando uma linha de código no HTML do site;
  • Através do Google Tag Manager;
  • Através do PHP.

Em todos os casos você precisa ter uma noção mínima. Existe ainda uma outra forma de instalar o Google Analytics, que é através de plugins ou integrações (amplamente utilizados em CMS, Plataformas de E-commerce, etc). Outra forma, esta mais  avançada, de se preparar para análise de dados é através do uso da Linguagem R.

Conclusão

O código faz parte do DNA do marketing e mesmo que não precisemos criar sites do zero, como bons profissionais de marketing, precisamos entender como funciona para tomar decisões informadas.

E você, tem algum exemplo bacana de como a programação o ajudou como profissional de marketing? Conta pra gente!

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.